31 de maio de 2008

Sofá, bendito sofá.

Ontem foi uma alegria ter assistido ao concerto da Amy Winehouse no meu sofá, debaixo da manta, ou seja, sem pagar pelo fiasco. Critique-se, com razão ou sem razão, todos nós temos dias maus e a Amy, diga-se o que se disser tem uma voz fabulosa. Ontem foi triste ver a decadência em cima do palco e foi uma alegria não ter pago o bilhete nem ter aturado o banho de multidão.

30 de maio de 2008

Saudade

Há alturas na vida em que custa ter de lidar com a palavra saudade. Custa ainda mais quando temos de dissimular a saudade, escondê-la, fazer de conta que não é nada connosco, que a saudade não nos afecta. Afinal, os outros, que são muitos, não têm que perceber que nós, que somos só um, também somos sensíveis à saudade e então, o percurso diário implica uma máscara anti-saudade para que se evite o olhar daqueles que, percebendo que a saudade habita em nós não tenham que ter pena dela. Não é fácil o exercício da saudade mas é importante que a sua palavra, bem engalanada, seja repetida muitas vezes. Porquê? Porque é uma boa saudade, é a saudade da vida, a saudade de quem nos dá muito, a saudade de quem está perto de nós. É uma boa saudade.

29 de maio de 2008

26 de maio de 2008

Finalmente...

S., não abras, para depois não ralhares comigo.


25 de maio de 2008

Contestatários de palmo e meio

É Domingo. Ao fim da tarde lá vai mãe e filha a uma grande superfície tratar de um assunto doméstico. Quando vou entrar numa loja a mais nova atira-se a uma aquelas coisas tenebrosas em forma de Noddy e com ranhura para moeda, que, sabe de antemão, não utiliza porque nunca utilizou, porque há vícios e manias perfeitamente evitáveis (digo eu). Senta-se. Sem moeda. Eis que vem, sabe-se lá de onde, um ser minúsculo que grita (sim, grita) qualquer coisa como ESSE NODDY É MEU! Passivamente, fiquei a observar a criatura. E a mais nova, boquiaberta, fica imediatamente indecisa entre mostrar a sua personalidade ou fugir do ser. Sem tempo para pensar, depressa ouve SAI DAÍ ESTÚPIDA! "Sai daí estúpida?" Pensei. Mas não tive tempo para reagir. A mais nova informou-me que queria sair dali e logo um "paizinho" consolou a "menina" dizendo: "pronto môr, é teu, é". Continuei impávida. Afinal, tinha tido um dia tão agradável, para quê estragá-lo? O melhor da história? O melhor da história é que chegou urgentemente uma " mamã" que logo agarrou na criaturinha: "toma môr, a mamã dá já a moeda para tu andares no Noddy". Pois, haja educação. Haja muito sim e pouco não, de modo a contribuir para um futuro adulto. E a mais nova, a minha, deu-me a mão e pediu-me para ir à Fnac ver livros. E essa sim, é a vitória desta história. Porque antes livros do que maquinetas (e criaturas) contestatárias.

23 de maio de 2008

Lugar-comum para dia 23 de Maio

Ai que dia maravilhoso está hoje!

21 de maio de 2008

20 de maio de 2008

Saudades

A vizinhança deste "bló" anda em maré de fitas, pois que estamos em Maio e pois que alguns dos meus vizinhos resolveram ter paciência para chegar às fitas com tantos outros afazeres e preocupações. Ora isso trouxe-me saudades. É que faço agora 10 anos de licenciatura e 10 anos de fitas. Tive-as, claro. Foram benzidas, claro. Foi um dia de festa. Contida, já que o espírito académico foi sempre contido. E não havia traje mas havia uma pasta velha, vivida, morada de outras fitas com outras cores e outros ramos de saber. Coincidentemente, hoje lá voltei à minha Faculdade, para resolver outros assuntos. Continua a mesma por onde andei durante 6 anos. Eu é que tenho mais 10 anos em cima...

Nota: Valendo o que vale, lembrei-me agora, Cuga e Turtle, que temos em comum as ditas cores das ditas fitas.

14 de maio de 2008

Este barco maneirinho está no Tejo


Independence of the seas, 339 metros, 3634 passageiros.

13 de maio de 2008

12 de maio de 2008

SOS Azulejo!

Não compre azulejos antigos sem se certificar da sua origem lícita. Colabore na dissuasão deste tipo de comércio ambíguo. Se tiver alguma informação sobre azulejos históricos e/ou artísticos furtados, avise imediatamente a Polícia Judiciária, a PSP ou a GNR.

Se é proprietário de azulejos históricos e/ou artísticos, protega-os, fotografe-os (procure anular os reflexos e guarde as fotos) e, se necessitarem restauro, recorra só a técnicos especializados credenciados.

Se tiver conhecimento da demolição/ ou remodelação de um edifício com azulejos antigos, contacte a sua câmara municipal.

Aqui.

8 de maio de 2008

Da incapacidade de reunir com eficiência

Porque raio é que uma reunião, cujos assuntos se resolvem numa hora, está a decorrer desde as 10h00? Haja paciência. Paciência e café, que por acaso não existe...

4 de maio de 2008

Next

Coisas que surpreendem

A capacidade regenerativa das pessoas,
A coragem com a qual derrubam a doença,
A capacidade que (algumas) têm de sempre insuportáveis,
As crianças que de tão espantosas só podiam sair daqueles pais,
A cumplicidade que temos com os filhos dos que nos são muito,

2 de maio de 2008