29 de outubro de 2010

"Sempre a correr??!!!"

Vou eu esbaforida corredor fora quando oiço "Bom dia!!!! Anda sempre a correr???!!!" E eu respondo "Bom dia, sempre!" Ora bem, na realidade eu estava aflita para despejar meia garrafa de 1,5 litro mas aquele comentário deixou-me a pensar. De facto eu pareço uma espécie de tgv à escala de um edifício centenário... Ando sempre a correr porque não gosto de sair da toca, detesto parar porque parar é perigoso, nunca se sabe onde há gente pensativa e intelectualmente produtiva (ou não) num corredor e nunca se sabe até que ponto, ao virar de uma esquina e no galgar de um qualquer degrau se podem ouvir notícias tristes. Perninhas, para que te quero!!!!

28 de outubro de 2010

Do país doente

"Mãe, eu sei que a vida está difícil mas quando o país estiver bom a mãe pode comprar-me uns autocolantes?"
"..."
"Mãe, fiz uma pergunta."
"Podes, filha mas entretanto podes usar o teu dinheiro."
"Posso mas como isto está..."
Observações: São surpreendentes as afirmações das crianças quando menos as esperamos, tem graça a noção de que o país está doente (teremos médica??) e tem mais graça ainda os meus filhos nunca terem sido habituados a serem consumistas porque isto agora de encarar a "doença" nacional vai ser mais fácil.

27 de outubro de 2010

Maravilhas da tecnologia

É incrível, estou a trabalhar num projecto com um colega sérvio. Manda-me a parte dele que eu preciso de juntar à minha, que por sua vez lhe foi enviada do pc de casa, logo, não está nos enviados. Vou à pendrive mas também não está, vou ao pc do trabalho e também não está ("tão arrumadinha, tão arrumadinha mas depois não encontra o que precisa", está o "pai" a pensar no momento em que lê estas linhas)... Não quero deixar a coisa para depois de maneira que vou buscá-la onde? A Belgrado, via email. É extraordinário, que seria de nós sem correio electrónico?

26 de outubro de 2010

O frio vem aí,

de maneira que me deu para pensar no Verão - sou tuga e como tal vivo o saudosismo da meteorologia - e lembrei-me do dia de Agosto último no qual me deu a louca do veraneio e fiquei com as mãos assim, tipo "Barbie vai à manicure"...

25 de outubro de 2010

Pode? Pode.

Pode a resposta a uma carta com a sugestão e a criação de uma coisa nova (que não implica valores, pessoas nem quaisquer complicações) estar a demorar três meses e meio? Pode.
Por incrível que possa parecer, pode.

22 de outubro de 2010

A Arte e eles

De quando em vez lembro-me de dar uso à minha formação académica e ofereço às turmas dos meus filhos uma aula a propósito da História da Arte e saem coisas maravilhosas: "Alguém sabe o que é a Arte?" (...) "Então, são as obras primas, as óperas e todas as coisas que até nós crianças fazemos e que são bonitas". Tantos anos de estudo podiam resumir-se assim, de forma clara...

18 de outubro de 2010

As (des)alegrias da maternidade

A minha visão realista, pese embora feliz, da maternidade nunca me permitiu devaneios como "ai que bom estar grávida", "ai que maravilha dormir pouco", etc. Achei sempre que isto de ser mãe havia de trazer, mesmo antes da tenebrosa adolescência (coitada da minha mãe que teve de me aturar), amargos de boca. De repente, sentimo-nos na eminência (ou de facto) de cabeça perdida com a frustração (a nossa colada à deles) de não os conseguir fazer atingir um objectivo. Porque o bem estar deles, o que passa também pelo cumprimento dos seus afazeres diários, pela sua auto estima e saúde cerebral, não se limita portanto ao óbvio e às vezes torna-se um desafio de nervos. Porque ser mãe não traz como pressuposto saber sempre manter a calma (e aqui entra a frustração de não ter a calma olímpica da minha mãe, tenho desgraçadamente essa falha no meu código genético), não traz livro de instruções e não traz a obrigação divina de saber como reagir nas (des)alegrias da maternidade. E às vezes falhamos, acima de tudo porque queremos ser uma referência de serenidade, pese embora de rigor. São as (des)alegrias da maternidade, que nos frustram a nós, a eles e que tornam alguns dias piores do que outros, fazendo dos factores macroeconómicos, menores e insignificantes perante questões de fundo microfamiliar.

15 de outubro de 2010

Fim de semana de trabalho


O que numa cidade como Évora representa sempre um prazer.

13 de outubro de 2010

Quem espera...

Quase um ano em busca de um santo que me arranjasse 2 janelas depois, com muito telefonema e muita insistência, hoje, finalmente, as ditas estão arranjadas. Quem espera pacientemente (ou não) lá consegue o que precisa. Entretanto, na minha reconciliação com a cozinha e com a minha bimby (que já tenho há muito tempo portanto não estou com síndrome de histeria bimbólica) usufruo a partir de hoje de um novo e maravilhoso livro de receitas base, com o dobro das receitas, separador de protecção e sem gorduras e rasgões do uso.


10 de outubro de 2010

99

Hoje, tenho uma (única) avó quase centenária.

6 de outubro de 2010

Coisas desagradáveis

Em dia de chuva, sair de casa com sabrinas, sentir frio nos pés e rezar por umas botas...

4 de outubro de 2010

10

E assim, num piscar de olhos, o meu filho mais velho tem 10 anos.

3 de outubro de 2010

Ensandeci...

Só isso explica que tenha conseguido fazer uma Torta de Azeitão na minha bimby, com doce de ovos e tudo, apesar de se ter desmanchado e de ter passado a manhã na cozinha. De certeza....