17 de janeiro de 2007

Grandes portugueses

Gostei, no geral, da escolha dos dez grandes portugueses:

D. Afonso Henriques
Álvaro Cunhal
António de Oliveira Salazar
Aristides Sousa Mendes
Fernando Pessoa
Infante D. Henrique
D. João II
Camões
Marquês de Pombal
Vasco da Gama

Tenho as minhas dúvidas em relação ao Marquês de Pombal e não percebo porque é que a defensora de Vasco da Gama é a Ana Gomes, que não está sozinha, vem acompanhada da sua arrogância.. Também tenho dúvidas em relação à distância que o olhar da História implica, face a Álvaro Cunhal e a Salazar... Vou gostar de ouvir todos os outros "defensores". Deve ser giro ouvir a Odete Santos, o Paulo Portas ou o grande Rosado Fernandes.
Queriam a Amália? Queriam o Eusébio ou o Figo? Esqueçam....Os grandes portugueses reflectem a nossa crise cultural e de identidade mas nada têm a ver com o fadinho e com a bola... Bem ou mal, estes fizeram a nossa História.

Essa é que é essa.

6 comentários:

Anónimo disse...

Estou de acordo contigo, apesar de, em minha opinião, gostando-se ou não de personagem, Mário Soares deveria ter um lugar nos dez primeiros.
Mas quando Pinto da Costa está nos vinte primeiros e um rapaz dos Morangos, que não sei o nome, está nos 100...está tudo dito.
Eu apoio o D. Afonso Henriques. Sem ele não haveria esta votação.

Ouriço disse...

Sem dúvida. Seríamos espanhóis! Olé...

Anónimo disse...

Cuidado com a conversa de sermos todos espanhóis, ou temos [url=http://the-rest-is-silence.blogspot.com/index.html]CUGA [/url] e familia à espreita

Anónimo disse...

Não há perigo! Por cá temos o melhopr dos dois mundos com 75% da família a ter dupla nacionalidade. Eu tenho é pena que os portugueses não sejam espanhóis no IVA, no Imposto automóvel, na alegria de viver... Mas ainda bem que somos portugueses se pensarmos na ETA... É o bom da dupla nacionalidade escolhe-se o melhor de dois países (Verão, Reis e semana Santa em Espanha e o Purgatório o resto do ano em Portugal)

Isabel Victor disse...

Que mal fez D. João II a Deus, para ser defendido pelo Paulo Portas ? Este grande monarca era a minha escolha ... assim, MUITO GOSTO, será o magnífico Luís Vaz de Camões !

(...)
Cantando espalharei por toda a parte,
Se a tanto me ajudar o engenho e arte

Abraço

Ouriço disse...

Concordo com a Isabel. A ganhar, que seja um poeta e não um político...
Outro abraço