11 de fevereiro de 2007

Galos de Hong Kong

Clara Ferreira Alves, na sua Pluma Caprichosa, reza assim:

"A China, além de poluir a terra (e toda a gente sabe que já não se consegue respirar em Hong Kong), polui o mundo com o seu modelo de negócio. Talvez pudéssemos retribuir abrindo umas lojas de pastéis de bacalhau e galos de barcelos na China, mas, até lá, somos inundados com óculos de ver ao perto, rosas artificiais, brinquedos, vestidos de poliéster, cabides, bugingangas, enfeites, paisagens amarelas e cor-de-roa, sacos, tapetes, sapatos, altifalantes, relógios, colares, contas, cartas...e montras de entulho."
(in "A praga chinesa", Única, Expresso nº1789, página 120).

Vivo numa zona que não é tradicional e que não é o bairro do meu coração e da minha infância, mas que rejeita veementemente, até à data, as lojas chinesas.

2 comentários:

O Pai disse...

Eles só vêm para cá vender porque existem muitos de nós que compramos os seus produtos.

Pior, são algumas lojas armadas ò pingarelho que vendem produtos made in China a preços muito superiores.

Ouriço disse...

Pois pois, quem sabe sabe.
Mas na óptica do utilizador, reservo-me o direito de não gostar de ver aquela tralha sinistra em lojas e bairros emblemáticos. Estou concretamene a pensar no meu querido "Xandorex", Campo de Ourique para os conservadores, ou no histórico Jardim Cinema, apinhado de chinesices. Cadê a nossa identidade cultural???