29 de abril de 2007

Sondagem precisa-se

Caros bloggers, entendidos em vários assuntos, nomeadamente literários:
Tenho uma tarefa urgente. É uma lacuna grave, a de nunca ter lido Lobo Antunes. Quero saber a vossa opinião. Devo começar por qual?

8 comentários:

Ele disse...

Conversas com A Lobo Antunes de Maria Luísa Branco - para primeiro conheceres o pequeno génio.

Abraço,

Ele

Ouriço disse...

Obrigada! Pela referência e pela visita.
Um abraço.

Maria Eduarda Colares disse...

UUUIII! Que pergunta! Não é fácil a resposta!
Lobo Antunes exige muito dos leitores. Portanto, a entrega tem de ser total. Começar pelas "conversas" é uma boa sugestão, precisamente para se conhecer.
Os livros de crónicas não exigem muito, mas normalmente já se conhecem por terem sido publicadas.
As cartas de guerra são um testemunho comovente que revela muito sobre o escritor e as suas motivações.
Depois temos os primeiros romances, fulgurantes, provocatórios.
Mas quando eu começo a viciar-me em Lobo Antunes é quando chegamos a romances como "Não entres tão de pressa nessa noite escura", "Que farei quando tudo arde?", "Boa Tarde às Coisas Aqui em Baixo", "Eu Hei-de Amar uma Pedra". Ainda não li "Ontem não te vi em Babilónia", mas creio que está na linha dos outros.
Quando começo a ler um destes romances tenho a sensação de me mudar de armas e bagagens para dentro dele, para viver lá dentro. É uma relação absorvente, única, preciosa. Difícil, é claro, mas as relações fortes são sempre difícieis e exigentes. E muito compensadora! Começar por estes será talvez limitar um pouco o conhecimento do Lobo Antunes.
Portanto, uma sugestão válida e concreta? Começar pelo Manual dos Inquisidores, a Exortação aos Crocodilos ou As Naus, talvez.
Experimentar a relação. E depois, caso se dê a faísca, entrar depressa nessa noite esplendorosa que é a escrita do Lobo Antunes.
Alonguei-me um pouco, eu sei, mas o entusiasmo...
Boa leitura!

Ana Paula Sena disse...

Ouriço, a M. já disse tudo e com um entusiasmo cativante. Quero só dizer-te que não sendo uma leitura fácil, vale a pena conhecer o grande escritor. Para começar, a m. deu as melhores dicas. Enfim, eu fiz quase tudo ao contrário, li as crónicas e depois, passei directamente para o último. Doloroso mas belo. E exigente.
Boas leituras e beijinhos da Ana.

Ouriço disse...

Obrigada! Estava a fazer-me às crónicas mas vou repensar o assunto.
Bjs!

Lauro António disse...

Se não leste as crónicas na Visão, começa pelas crónicas - fulgurantes e permitem uma entrada mais acessível.
Isto da blogosfera é estanho. Na real trato-te por Senhora Dr.ª, ou algo assim semelhante, e aqui trato todos por tu, eu que quase não trato ninguém assim no dia a dia. Enfim, mais uma razão para psicanálise!

Ouriço disse...

Ahhhh!
Nunca me tratou por Sra Dra! Tinha ideia que sempre me tinha tratado por tu mas se calhar estou enganada. Mas é assim que tem de ser, sem cerimónias. Afinal de contas, conhecemo-nos mal mas já nos conhecemos há quase meia dúzia de anos, se a memória não me falha.

Obg pela ideia!
Bjs.

Carla Ferreira de Castro disse...

Eu é que sou quem diz o livrop, OK? Aproveitaste estar ausente parafazeres perguntas? Ai, ai, ai... O livro a ler 1º é, claro o Manual dos Inquisidores (1º gosta-se e depois é que se passa áquilo que não se copmpreende, ok?)