13 de agosto de 2007

Chiado: Agosto ou Dezembro?

Esta tarde fiquei baralhada... Tinha incumbências no Chiado e lá fui eu. Passei por uma Lisboa vazia e fresca e estacionei perto da Trindade. "De certeza que há lugares mais para baixo mas enfim, fica já aqui". Qual não é o meu espanto, quando me deparo com uma Rua Garrett apinhada de gente (com respectivas crocs, já se sabe). Japoneses, espanhóis, italianos - tudo.

A meio da rua, já um francês e um italiano me tinham perguntado coisas. Respondi. Na Nova do Almada encontrei uma senhora que me perguntou, num sotaque portuense, "onde é a entrada do meitro". Dei por mim a perguntar "como disse?" porque já estava confusa. Pedi desculpa e senti-me irritada por me lembrar que os brasileiros não percebem o que digo, o que me ofende cá o orgulho na língua... Se aquela senhora me chamou "moura de raio", mereci-o, sem qualquer sombra de dúvida.

Fiz as tarefas, tentei comprar café mas a fila ía até à Casa das Peles. Olhei para cima mas não vi enfeites de Natal... Mais baralhada fiquei. Segui caminho. Os tecidos Souza, aquela loja cheia de histórias, deu lugar a uma Boss. Vim-me embora sem café mas com Monty Python em português guardadinhos no bolso.

2 comentários:

O Pai disse...

Devem estar todos no Chiado, ainda ninguém comentou este post . . .

Ouriço disse...

Exacto!