27 de novembro de 2007

Leituras

Acabado o último Harry Potter, dei ontem por mim sem livro que me apetecesse ler. Quando isto acontece, pego sempre no mesmo, A Cidade e as Serras. Mas como já o li três vezes, desta vez recusei-me. Peguei n´Os Maias. Comprado, lido e assinado em 1992. Comprado para a disciplina de Português do 11º ano. Não lhe pegava desde aí. Viveu vários anos na mesma estante, mudou de casa três vezes e nunca mais tinha sido aberto. De facto, os nossos livros fazem parte de nós e dizem da nossa história. Lá estive, mergulhada no Douro, em Benfica e no "Ramalhete" das Janelas Verdes, em obras para receber o Pedro, médico formado em Coimbra, acabado de chegar da sua viagem pela Europa. Nada como respirar um clássico.

2 comentários:

esquilo disse...

bom dia, é maravilhoso
eu acho que ninguém acredita, mas...desde que a minha irmã me ofereceu os Maias, era muito novita, já o li aí umas 6 ou 7 vezes.cheguei a saber passagens de cor.é "O" Livro de sempre e para sempre.(por acaso já não regresso a ele há mais de 3 anos e sei porquê)recordá-lo agora, hoje, foi mt bom.obrigada

bjs

claudia disse...

"Os Maias" é leitura obrigatória...muito actual como todos os livros de Eça.
Um dos meus autores preferidos! =)