10 de julho de 2008

O ginásio e eu

Não, não. Não vou ao ginásio. Odeio ginásios. As minhas crianças, sim. Fazem natação. Uma vez por semana, à mesma hora. Só que ontem, por vicissitudes das actividades de férias, calhou-me levar uma às 16h e o outro às 19h. No intervalo: banho, vestir, sair, entrar, pôr no carro, ir a casa buscar a touca e os óculos, entrar outra vez no carro, ginásio. Cansa? Cansa, de facto. Resultado? Mais ou menos três horinhas no ginásio, sem ginástica. Ora isto dá um verdadeiro estudo sociológico e é um teste de resistência à minha capacidade de fazer conversa. Conversei com a recepcionista, com o professor de natação, com o brasuca do bar, com a massagista do spa. Dei ideias ao Director, uma simpatia (é uma pena que não me paguem pelas minhas ideias, isso é que era). E fiquei, principalmente, sentada a vê-los, a eles e a elas, passar. O delírio para quem tem um sentido de observação como o meu: é vê-los ("meu Deus, porque me fizeste tão bom" - ou talvez "fizestes"?) ora convencidos, ora considerando-se superiores homens de negócios, e elas então são delirantes. Há-as de todos os feitios: tias, manequins, vedetas que gostam de ser vistas, vedetas que não gostam de ser vistas e como tal mantêm os óculos escuros nos olhinhos, criaturas híbridas de carteiras em dourado histérico com calças verde bandeira e sapatos tigre (coisa estranhíssima...), num exercício de culto do corpo que é imune a quaisquer crises económicas que possam incomodar o comum dos mortais...

5 comentários:

esquilo disse...

que ilucidativa curta-metragem!
é melhor não a lerem por aqui...(eh!eh!)

:))

Eu disse...

Isso mesmo! Subscrevo.
Detesto ginásio, destesto aquela coisa do step, salta para aqui, sobe para acolá, detesto a obrigação de ficar agarrada a uma máquina. Agarro-me a quem quero e pronto!
O dia-a-dia é um verdadeiro ginásio, uma canseira. E pegar em crianças ao colo deveria corresponder a uma perda de 2000 calorias :)

Carla Ferreira de Castro disse...

Eu não gosto de ginásio, mas vou (ía) como quem toma(va) um xarope: sabe mal, mas faz bem! E nesse ginásio, falta acrescentar que, no meio do delírio corporativista, há pessoas banais que não se inscrevem em nenhum desses círculos, tão bem descritos, mas que apenas querem promover a sua saúde e deixar os pneus onde eles merecem estar - no carro!- e o coração a bater a uma velocidade normal.

Ana Paula Sena disse...

Olha! Recentemente, decidi levar a minha filha para praticar natação a um ginásio todo bonito. Ainda pensei... eu também devia fazer qualquer coisa por aqui... É que sempre fui "avessa" a essas "coisas" de ginásio. Confesso que hesitei, preocupada com a saúde, a agilidade no futuro...etc. Em boa hora voltei atrás. Fica só para a criança. Eu nunca me adaptaria, tenho a certeza.

Agora, quanto ao estudo sociológico... totalmente de acordo contigo! Esse tipo de experiência pode ser mais fértil do que milhares de livros!

Bj

Ana disse...

Será que estamos a falar do ginásio perto daqui? ;-)...beijinhos