18 de março de 2009

É que os adultos também passam vergonhas.

Tenho (temos) tido, até à presente data, bons resultados da maneira como educo os meus filhos. Uma dose de persistência aqui, outra de autoridade ali, mimo qb e acima de tudo grande quantidade de bom senso têm trazido uma soma satisfatória. Claro que quanto às personalidades inerentes aos próprios, dá-se sempre o desconto. Depois a dada altura entre a parvoeira natural da idade, alguma emancipação (óbvia quando se trata de crianças naturalmente independentes) e necessidade de vida social activa que implica idas a casa dos amigos e amigos lá em casa para jantar (abençoado arroz de atum, que para a semana tenho lá dois exemplares a jantar...). Chega também a altura em que começamos a perceber que há dias em que eles pensam melhor que nós. Claro. A aprendizagem deles está fresca e a nossa é antiga. Eles aprendem e alguns de nós trabalham, enquanto estudam, enquanto investigam, enquanto etc. etc. etc. Ontem teimei com o mais velho porque achei que ele estava a fazer mal contas de dividir. No calor da discussão, resolvi apelar ao pai para o pai explicar que eu (que não fazia uma porcaria de conta de dividir há anos, já que sou orgulhosamente de letras) estava certa. Mas não estava e o pai deu-lhe razão. Não havia buraco para me enfiar e vai daí apelei à velha e eficaz humildade. "Tens razão. Desculpa. Já não sei fazer contas de dividir" (malditas calculadoras). Ele ficou chateado mas percebeu. Percebeu que a vida tem contrariedades, percebeu que somos ambos persistentes nas ideias e percebeu que os adultos também de enganam. Não são perfeitos. Passam vergonhas. Eu, apesar de ser mãe dele, não sou excepção. E passei o serão a fazer contas de dividir. Já me voltei a lembrar de tudo. Até à próxima situação em que ele saiba e eu já me tenha esquecido...

6 comentários:

Anónimo disse...

No sábado passado, também andei a (re)aprender a fazer contas de dividir com virgulas, com o meu "mais velho"!
:-)

Eu disse...

Eu quero explicações, please! (Já) Não sei fazê-las e, tal como tu, sou uma mulher de Letras.

O Pai disse...

Dividendo, Divisor, Quociente e Resto.

Não se esqueçam de fazer os transportes, e sempre muito importante (nestas contas, nas outras contas e em quase tudo na vida - Confirmem os resultados => verifiquem se não estão equivocados em qualquer passo, que por vezes podem até nem saber que existe).

Nas contas de dividir é multiplicar o quociente pelo divisor e somar o resto. O resultado será igual ao dividendo.

Como dizia um Primeiro Ministro - "é só fazer as contas" ! ! !

Ana disse...

Palpita-me q espera-me o mesmo. Pai não queres dar umas explicações à malta? lololo....Beijinhos

Alentejana de Olhos de Água disse...

Eu estou com o Ouriço, sou mais letras.

Beijocas

Baco disse...

Parabéns!