12 de maio de 2009

Bem-aventurados os invejosos

A inveja está para algum do português como o fado, o azulejo ou o caldo verde. A diferença é que se o fado se ouve, o azulejo se olha e o caldo verde se come, o mesmo não acontece ao invejoso. Esse aguenta-se. Mas ele há invejosos e invejosos, claro. Há uns mais fáceis de aturar que outros. Há-os que de tão estupidamente invejosos se tornam em absoluto ridículos. São mesquinhos, vêm do nada e para o nada vão, nada fazem para sair do marasmo do nada e do alto de toda a sua ridícula magnitude de invejosos, debitam catadupas de palavras cheias de nada para atingir de forma supostamente inteligente (e tão ridícula) os que do alto fazem pela vida, pelo evoluir, pelo conhecimento, em suma, pela tal tentativa de um tudo que se opõe com força ao tal nada. Bem-aventurados os invejosos que com a sua maldizência insignificante fazem com que alguns consigam querer ir mais e mais longe, consigam ter estímulo para buscar sempre e sempre não o tudo mas o caminho do quase tudo, com humildade e sempre aplaudindo o sucesso dos seus pares. Bem-aventurados os invejosos. Bem-aventurado fado, bem-aventurado azulejo e bem-aventurado caldo verde, que fazem da alma lusa essa coisa louvável. E bem-aventurado blog, que me permite descarregar nas teclas de um computador as agruras da inveja dos outros, só porque sim.

5 comentários:

Suspiro do Norte disse...

Um aplauso, nada invejoso, por este post.

Beijinho

Alentejana de Olhos de Água disse...

Muito bem escrito, quase que fiquei fã dos invejosos!!! Raça malvada!!

Beijocas

Mandrake disse...

Oa piores invejosos são aqueles que, pensando que estão camuflados de magnânimos com uma torrente de elogios às nossas humildes pessoas, acabam por insultar a nossa inteligência por pensarem que não os topamos à légua e nos conseguem enganar...

Mas, não querendo ser mauzinho, se calhar são apenas fervorosoa católicoa aspirando ao reino dos céus...
Daqueles que acreditam, pia e dogmaticamente, no salmo "Bem aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos Céus..."

E, para não sermos iguais, há que não "invejar" a religiosa fé dos outros...

É bonito ser crente!

Logo hoje que é 13 de Maio!

Ouriço disse...

Obrigada aos 3 pelas vossas palavras.

Mandrake, é mesmo isso, o insulto à inteligência dos outros. Não tem a ver com prática religiosa, há invejosos em todos os credos e há católicos de todos os tipos. O caso aplica-se mesmo há inveja impotente, de quem não fez nem faz pela vida mas entende tentar deitar abaixo quem fez e faz. Talvez entenda isso como um desporto ou como uma religião mas há quem, como eu, não tenha cara de raquete de ténis, de taco de golfe ou de altar de igreja...

bjs

O Pai disse...

Nas palavras de alguém a diferença entre um português e um americano na paragem de autocarro era curta.

Ao passar um carro de alta cilindrada, o americano expressava o seu sonho através da frase - "Ainda vou ter um. Só tenho que me empenhar um pouco mais".

O português, ao seu lado, expressava a sua inveja com um "Olha para este vigarista. Por estes dias, ainda vais estar sentado aqui como nós".

Vamos todos tentar trabalhar um pouco mais, ou lamentar a nossa sorte?