12 de dezembro de 2007

Internacionalização

Na véspera do Tratado de Lisboa, este canto recebeu visitas do Brasil, Reino Unido, Roménia, Eslovénia e Tailândia. Vou escrever mais vezes azulejo e muitas vezes Paris Hilton e de certeza que o google analytics vai diminuir drasticamente a taxa de rejeição e aumentar a percentagem de novas visitas. Maravilhas da tecnologia!

5 comentários:

O Pai disse...

Pelo contrário.

A utilização de temas de "interesse geral" (e por este entenda-se o que se procura nos motores de busca) normalmente causa taxas de rejeição maiores. Esta situação resulta do facto de a pessoa não encontrar o que procura, isto é, poucas serão as pessoas que quando procuram Paris Hilton, procurem apenas o seu nome escrito como referência num qualquer post.

Assim, possivelmente aumentará o número de visitantes e a taxa de rejeição.

Basta aceder a Google.com/trends para se saber o que está na berra em termos de pesquisa. E será que devemos escrever para o que todos procuram (e muitos escrevem) ou para o que poucos procuram e ninguém escreve? Ler algum artigo sobre um fenómeno chamado Long Tail ou a Cauda Longa.

esquilo disse...

que é sobre o fenómeno de cada vez haver maior público distribuído por maior diversidade de temas, certo? cada vez a procura é mais específica que se revela num nunca acabar de leitores/interessados/nichos de informação...ouvi num "Câmara Clara" a explicação sobre o livro...
já que o pai não me dá a honra de uma visita...
respeitosos cumprimentos

O Pai disse...

Antes de mais, informar que visito com regularidade as Sete Cores.

O mais interessante na Cauda Longa que se aplica em inúmeros pontos da nossa vida quotidiana pode ser verificado numa loja como a livraria.

Cerca de 20% dos livros representam 80% das vendas, o que numa livraria real para aumentar a sua oferta representa um problema de espaço. Isto porque, 80% dos livros vão corresponder a apenas 20% das vendas globais, i. e., muito espaço e pouca receita. A Amazon.com é um caso de sucesso, porque não necessitando de ter fisicamente todos os livros para vender, e não custando o espaço virtual no servidor muito mais dinheiro, pode ter uma cauda ainda mais longa. Com o tráfego gerado pelos que procuram os produtos mais invulgares, acaba naturalmente por vender mais produtos incluidos nos 20% mais rentáveis.

Para a gestão do blog consultem e utilizem uma ferramenta gratuita chamada hittail.com, que assenta neste principio e nos indica as palavras utilizadas para o acesso ao nosso blog, incluidas na short e na long tail.

Até breve.

esquilo disse...

obrigada!

n©n disse...

Beeeeemmmmm.... mas que conversa séria e comentários longooooooos.

(obrigada Pai, amanhã ligo-te!)
(com o devido respeito, ouriço!)