25 de fevereiro de 2008

Efeitos da globalização

Ligo o número verde da Vaio. Um cabo verdiano explica-me que tenho que ligar para um 707 para registar o computador. Sim senhor. Atende um espanhol. Registo o dito. Tive um acidente e bla bla bla. Daqui a uma hora ligam-lhe com o orçamento. Sim senhor. Liga um francês com um português macarrónico e que não percebe o soletrar do meu primeiro e último nome. Que língua fala? Francês. Ainda bem, para ver se nos entendemos. E soletro. Ele Percebe. Merci. Au revoir. Estou numa reunião e volto a ligar para agendar a recolha. Volto ao cabo verdiano. A DHL vai buscar o seu computador a casa entre as 9 e as 5. Não estou. Terá de vir ao local de emprego. Sim senhora. O preço? Quanto? Posso voltar a ligar? Sim senhora. Acabo a reunião. Vou lá fora. Não para fumar um cigarro - não fumo. Simplesmente para respirar. É dinheiro. Não é a minha (nossa) saúde. Que se lixe. Partilho instruções com o pai, que, a propósito, foi quem me ofereceu o computador, com tudo o que isso tem implícito. Ligo. É o francês. Ah! A senhora do monitor. Sim senhor. Tento falar e não consigo. Porque isto cansa. Terei de ligar daqui a 1 hora para receber novo número de processo e combinar horas de recolha. Quanto? Muito. Mas afinal é só dinheiro e o dito vai ficar bom. Não volto a ser distraída, não. Em nome da minha saúde financeira. Merde. Viva a globalização. Sim senhor.

10 comentários:

n©n disse...

Adorei!

Carla Ferreira de Castro disse...

"Vaia-te" Deus!
PS Como é que distingues o sotaque Cabo Verdiano dos demais PALOP?

Ouriço disse...

A minha amiga está cada vez mais pertinente.
Explico: porque o pai conta que os call centers funcionam normalmente em Cabo Verde,
vaia daí, concluí que era um cabo verdiano

Carla Ferreira de Castro disse...

Em Cabo Verde? As coisas que eu aprendo neste blog
Olha espero que que o Vaio, vaia com Deus, ou a DHL (que pelo menos, também começa por D) e volte inteiro. (E se voltar na mesma, podes sempre dizer que destruiram o monitor no transporte)

Ouriço disse...

Claro. De França até aqui, tudo é possível!

Ele disse...

Lindo!

Suspiro do Norte disse...

Personalizadíssimo..
Um portátil que vai viajar sozinho .. lol..
Espero que regresse são e salvo...

Beijinho com sotaque

O Pai disse...

Olha, Olha, queres ver que ele vai a arranjar na república checa ? ? ?

Se calhar saia mais barato levar em mão . . .

Ouriço disse...

exacto, mas depois uma pessoa vai carregada

O Pai disse...

Sobre a globalização recomendo a leitura do livro O MUNDO É PLANO.