17 de setembro de 2008

Da tipologia do crápula

Tenho andado a divagar, nos tempos livres, a propósito do conceito de crápula. Aplicável a eles e a elas. Durante a nossa vida, vamos tropeçando, aqui e alí, em crápulas e chegamos aos 32 com a certeza das suas diversas tipologias. Na escola são os que nos "atacam" com caras de maus (más também, entenda-se). A coisa vai andando e começamos a notá-los (las) sem escrúpulos. Roubam coisas, fazem intrigas, denigrem os que estão à sua volta. Com o tempo aparecem os (as) que chegam para marcar posição, fazem história, ficam nela e depois nos desiludem e passam à tipologia dos temporariamente crápulas. Depois passa. Há-os (as) depois cobardes. São crápulas mas nem têm coragem para assumir que o são. Esses (essas) passam desprecebidos. Há aquele (aquela) crápula tão crápula, o sonso, que não desiste de as tramar e acha que sai da coisa ileso. Há depois o (a) crápula oportunista, que faz tudo para se auto promover. Para se dar bem. Há o crápula-serpente, com dons extraordinários de, petit a petit, se ir infiltrando nas existências mais comuns, para delas tirar conveniências. Há os (as) crápulas-crápulas onde se inscrevem ex namorados (as) de amigos (as) que como os (as) fizeram sofrer, nos fizeram sofrer também. O que é engraçado é que o conceito de crápula é útil à sociedade, a nós. Os (as) crápulas tornam os que não o são, melhores ainda e as maleitas da vida, aliadas ao sentido de observação trazem um rápido reconhecimento destas várias tipologias. Há depois um outro conceito, o de sacana, palavra feia, que define coisas feias. E desses (dessas) eu já tenho medo.
E esquecia-me, claro, da tipologia do crápula chico-esperto. Afinal, trata-se de uma característica cultural deste maravilhoso país à beira-mar plantado.

8 comentários:

Anónimo disse...

Amei o texto!

Lôra disse...

Lindo!!!! Sem mais comentários... A minha "garota propaganda" divaga e consegue divagar com perfeição! Vou te esperar aqui... Sempre que quiseres, até posso mandar fotos das novidades!!! Olha a vendedora que sou! Beijos grandes tb

Ele disse...

Machismos à parte
(é de bom tom gastar essa ressalva), AS crápulas açambarcam a larga maioria dessa tipologia, não?
:-)

PS - Muito boa dissertação!

claudia disse...

genial...agora que penso nisso...que bela peça no puzzle com tempero q.b. de ironia! =)

Ouriço disse...

Caro Ele,
Considero mesmo que elas são bem piorzinhas que eles. Costuma-se é chamar-lhes outras coisas....
:)

Eu disse...

Fantástico!

Anónimo disse...

"Nãããã!!!!
Somos tão correctas e queridas!"

Lauro António disse...

Cara Ouriço, mas que coisa? Que te passou pela cabeça, tu sempre tão optimista. Que chuva de crápulas te caiu em cima? Mas lá que os há, e as há, lá isso!.
Beijos e abraços à família e para ti.