1 de abril de 2009

As minhas queridas veias

"As minhas queridas veias e eu" era coisa que dava quase um ensaio literário. As minhas varizes apareceram com o tempo mas aos 16 o meu pai deu um grito quando reparou na barriga da minha perna esquerda. Toca de ir ao médico nº1. A coisa está mal. Hás-de ter que ser operada mas não é já. Certo. Nunca os meus amigos perceberam porque é que nas saídas à noite, às páginas tantas eu ficava ansiosa por chegar a casa e descansar as pernas. Claro, as dores tinha-as eu. Habituei-me a elas. Na minha primeira gravidez fui brindada com uma maravilhosa tromboflebite. Toca de ir ao médico nº2. A coisa está muito mal mas agora não se pode fazer nada. Mau.... Passado um tempo, o médico nº3 tirou-me as minhas safenas internas, as duas, uma das quais de tão gigantesca teve que sair pelo joelho. Foi bom. Três semanas de molho, "enrolada" numas ligaduras, qual bailarina de cancan. Sem banho, claro. Só daquele de faz de conta. E assim melhorei a minha qualidade de vida e mantive secagens anos a fio. Sou campeã de secagem de varizes. Ontem experimentei o médico nº4. Numa abordagem diferente, parece que afinal não estou assim tão bem como isso. Tenho que manter as que cá ficaram, coitadas. O método, novo para mim, deu-me de oferta uma meia-ligadura que eu tenho impressão que me vai apertar até os neurónios. Vai ficar cá uma semana. E banho, só com muita ginástica acrobática. Mas há-de ser. Para a próxima semana, vou tomar um dos maiores duches da minha vida. E daqui a três semanas há mais. Na outra perna. É desagradável, pois é. Mas afinal, há coisas bem piores.

4 comentários:

Suspiro do Norte disse...

Lembro-me ser garota e a minha mãe ter dores horriveis por causa das varizes.. E volta e meia lá ia ela seca-las..

Eu felizmente ainda ñ sofro disso..

Uma boa recuperação querida..


bjis

Mandrake disse...

Para uma mulher como tu, amiga, de "antes quebrar que torcer", são provações, dignas de Job, que, arduamente, mas com um sorriso nos lábios, saberás superar...

Mas que é "uma chatice do caraças" é!

Mas, pelo teu próprio texto, mostras que sabes fazer das fraquezas forças, dos infortúnios ligeiros contratempos, sem te vergares e com aquele saudável optimismo e bom humor de saber brincar com as nossas próprias mazelas... porque "tristezas não pagam dívidas" e "para a frente é que é o caminho"...

Eu disse...

Felizmente não sei o que isso é! Que passe rápido e seja indolor. Quanto à fase "Cascão"... pensa no banho de recompensa!!!

Ana disse...

tb tenho aqui uma ou outra veia q se calhar podiam ser secadas...tenho q ver disso. beijinhos